A Sustentabilidade

A verdade é que muito se tem ouvido falar em sustentabilidade, certo? Qualquer pessoa já ouviu falar sobre este conceito, pelo menos uma vez na vida, ou na faculdade, ou na empresa ou até nas notícias em algum discurso político.
Mas será que realmente sabemos o que isto significa? Será que de alguma forma a sustentabilidade nos afeta e podemos contribuir de alguma maneira para um planeta mais sustentável? Leia o nosso artigo e veja os Conselhos A+!

O que é a sustentabilidade?

Todos nós, enquanto habitantes do planeta Terra, temos o dever de pensar sobre este conceito. Mas afinal o que é a sustentabilidade? Melhor do que ninguém a Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento da Organização das Nações Unidas definiu a sustentabilidade da seguinte maneira:

O desenvolvimento que procura satisfazer as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem as suas próprias necessidades, significa possibilitar que as pessoas, agora e no futuro, atinjam um nível satisfatório de desenvolvimento social e económico e de realização humana e cultural, fazendo, ao mesmo tempo, um uso razoável dos recursos da Terra e preservando as espécies e os habitats naturais.

Por outras palavras, a sustentabilidade tem como objetivo garantir o desenvolvimento económico e material, reduzindo ao máximo o impacto ambiental, onde os recursos naturais são utilizados de forma consciente para que possam existir no futuro. No entanto, é importante referir que embora a sustentabilidade ambiental tenha vindo a ganhar mais relevância na agenda política, a verdade é que o conceito de sustentabilidade também abrange outras áreas como a economia, a sociedade e até o mundo empresarial. Contudo, neste artigo vamos focar-nos mais em medidas que podemos adotar para garantir uma maior sustentabilidade ambiental.

Medidas de sustentabilidade

Existem gestos no nosso dia-a-dia que devem ser alterados e que podem contribuir para um mundo mais sustentável, e que se forem adotados por todos, certamente acabam por fazer a diferença. Anote algumas das medidas de sustentabilidade ambiental que deve incluir na sua rotina:

  • Fazer a reciclagem
    Sabemos que não é novidade para ninguém, mas a separação do lixo em casa é uma medida de sustentabilidade essencial. A reciclagem mais não é do que o processo de transformação de produtos ou materiais usados, em novos, com o objetivo da sua reutilização, ou seja, o produto ou material em questão, em vez de ser considerado lixo e ir para um aterro, é transformado num artigo novo, sendo assim reaproveitado.
  • Utilizar apenas plástico reciclável
    Como tem vindo a ser falado, o plástico é um dos materiais que mais prejudicam o nosso planeta e a vida marítima principalmente, por isso já foram implementadas várias medidas governamentais que proíbem a venda de palhinhas, copos de plástico, palhetas para o café ou até cotonetes, ou seja, produtos de uma única utilização. A reciclagem de plástico é por isso uma das medidas mais importantes para a sustentabilidade do planeta Terra. Opte por comprar produtos que não sejam de plástico (produtos embalados em frascos de vidro ou lata) ou então que apresentem embalagens de plástico 100% reciclado, como é o caso do A+ Pro Nature, certificado pela SUMINCO. A compra de produtos a granel também pode ser uma boa opção para “fugir” ao uso de plástico.
  • Investir em material biodegradável
    Opte por produtos biodegradáveis, isto é, produtos que podem ser feitos com materiais que podem ser decompostos por microrganismos vivos até desaparecerem por completo. Os materiais podem ser de biodegrabilidade rápida, demorando por exemplo algumas semanas, ou lenta, como é o caso do plástico, que pode demorar décadas. Procure produtos biodegradáveis, como o detergente A+ Pro Nature, que para além de ter na sua composição ingredientes de origem natural, também o seu perfume é biodegradável, reduzindo o seu impacto ambiental.
  • Diminuir a poluição automóvel
    O dióxido de carbono e os combustíveis fósseis prejudicam em demasia a nossa atmosfera, por isso, se tiver essa possibilidade, no seu dia-a-dia, utilize os transportes públicos. Se precisar de percorrer distâncias curtas, opte por andar de bicicleta. Desta maneira, vai estar a diminuir a sua pegada ecológica.
  • Poupar água
    A água é um recurso precioso e que muitas vezes não é valorizado, uma vez que no mundo ocidental, é de fácil acesso. No entanto, existem certas ações básicas que se adotarmos podem ajudar na poupança da água, tais como: fechar a torneira enquanto lavamos os dentes, duches de curta duração, desligar a água enquanto lavamos as mãos ou o cabelo, fazer cargas completas na máquina de lavar roupa, entre outras. Faça uma boa utilização da sua máquina de lavar roupa e utilize sempre a dose de detergente certa, para que nada seja desperdiçado e para que possa garantir a eficácia da lavagem.

Desde pequeninos que ouvimos na escola a Regra dos 3 R’s e por isso, nunca é demais relembrar, que é importante ter sempre presente na sua mente, que a sustentabilidade anda sempre de mãos dadas com estes termos: reduzir, reciclar e reutilizar.
Agora que já sabe o que é a sustentabilidade, faça as suas compras de forma consciente e a reciclagem de plástico, uma vez que é um dos materiais que mais prejudicam o ambiente. Opte também por comprar produtos de plástico reciclável e tenha o cuidado de perceber se o produto tem a indicação de que é biodegradável.

Outros Conselhos A+