Como tirar manchas de lixívia: guia completo

Partilhe
Como tirar manchas de lixívia de tecidos

Quantas vezes já disse adeus a camisolas, toalhas e lençóis por causa de manchas de lixívia? A boa notícia é que talvez não tenha de voltar a fazê-lo: algumas manchas de lixívia podem ser disfarçadas, devolvendo à roupa a sua cor!

Neste guia, contamos-lhe como tirar manchas de lixívia da roupa de cor ou como disfarçá-las, da sua toalha de natal preferida e até daquele vestido especial que passou a usar apenas em casa por não se conseguir despedir. Vamos a isso?

Como tirar manchas de lixívia da roupa?

Antes de aprender como tirar nódoas de lixívia, é importante perceber que elas apresentam certas especificidades, diferentes das nódoas de fruta, por exemplo. A lixívia afeta a cor da roupa, removendo-a: é por isso que uma gota de lixívia numa camisola azul produz uma mancha branca, por exemplo. Posto isto, existem algumas formas de devolver a cor às nossas roupas (ou, por outras palavras, tirar manchas de lixívia). Continue a ler para conhecê-las.

Neutralizar a nódoa

O ideal é que possa fazer isto logo após manchar a roupa. Lave a área descolorada com água fria, retirando a lixívia do tecido. Depois, faça uma mistura de água e bicarbonato de sódio e espalhe-a sobre a zona afetada. Deixe a mistura atuar e retire-a quando estiver seca, com a ajuda de uma escova. A peça continuará com uma mancha branca, mas esta terá parado de se espalhar.

Colorir a zona manchada

Caso a nódoa seja pequena, pode experimentar devolver-lhe a cor sem alterar o resto da peça. Para tal, pode usar tinta para tecido ou álcool etílico. No caso da tinta, escolha um produto líquido e que possa diluir em água, para conseguir obter a tonalidade certa e cobrir a mancha de lixívia.

Se preferir usar álcool etílico, embebede um pedaço de algodão e esfregue cuidadosamente a área ao redor da nódoa, de fora para dentro da área descolorada. O álcool vai transferir lentamente o pigmento da roupa para a zona branqueada, disfarçando a mancha.

Voltar a colorir a peça

Agora que travou o processo, como tirar a nódoa de lixívia? A forma mais comum é restituindo a cor da roupa. Pode fazê-lo com tinta ou corante para tecido, descolorando primeiro toda a peça e voltando a colori-la ao lume, num tacho com corante.

Como disfarçar uma mancha de lixívia

Por muito que tentemos, algumas manchas de lixívia são tão fortes que não é possível removê-las. No entanto, existem várias formas de disfarçar uma mancha de lixívia, quer seja diminuindo a sua intensidade ou fazendo um DIY original. Temos algumas ideias:

  • As suas calças preferidas têm uma mancha de lixívia? Que tal aproveitar o estilo tie dye e fazer mais manchas no tecido, criando um efeito moderno e alternativo? Ninguém terá uma peça igual.
  • Adora o formato da sua camisola, mas a nódoa de lixívia não sai? Pode sempre aproveitar este percalço para criar uma peça original com tinta para tecido. Pinte por cima e à volta da nódoa para criar um design único.
  • Caso a mancha seja pequena, é uma boa ideia cobri-la com um bordado delicado, um pin ou outros adereços que acrescentam personalidade à roupa!

Dicas para evitar manchas de lixívia

É fantástico saber como tirar nódoas de lixívia, mas seria melhor ainda conseguir evitá-las. Temos algumas dicas que pode começar a pôr em prática já hoje:

  1. Evite usar lixívia. Sabemos que esta dica é óbvia, mas a verdade é que muitas das coisas que limpamos com lixívia podem ser desinfetadas com outros produtos que não mancham os tecidos e - bónus - são mais amigos do ambiente.
  2. Proteja a sua roupa. Fazer limpezas com uma camisola de que gosta é um jogo entre o cuidado e o azar. Coloque uma bata por cima, sapatos de andar em casa, use roupas velhas e luvas. Mais vale prevenir!
  3. Evite lavar roupa de cor e preta com lixívia. Prefira detergentes adequados, como o A+ Líquido Colour, que limpa e perfuma enquanto cuida e protege as cores da roupa.
  4. Nunca use lixívia pura. Dilua sempre uma pequena quantidade numa grande porção de água e siga as instruções no rótulo do produto.

Mantenha este guia de como tirar manchas de lixívia da roupa sempre à mão e partilhe as dicas com os seus amigos e familiares - vão dar muito jeito!